Não é de hoje que o celular não sai das mãos dos usuários. Com o tempo, deixou de ser apenas um aparelho eletrônico, tornando-se verdadeiro ativo digital. Além de funções primitivas, outras funções ganharam muita relevância, especialmente com a popularização de transferências financeiras via PIX. Deste modo, as orientações abaixo podem ajudar a eliminar ou pelo menos reduzir o prejuízo em caso de perda, furto ou roubo do aparelho.

1) Se você ainda está com o aparelho em mãos:

1.1. Em local seguro, anote o IMEI e o número de série do aparelho;

1.2. Localize o PIN e o PUK do chip e depois altere-os.

  • Geralmente eles vêm no próprio cartão fornecido pela operadora. Evite números sequenciais (123456) e fáceis como datas de aniversário, senhas de banco etc. Prefira uma senha alfanumérica, com símbolos e números;

  • Ao alterar e habilitar o PIN no chip, uma senha será solicitada quando houver tentativa de inserir o chip em outro aparelho;

  • O PIN padrão muda entre operadoras. Geralmente são eles: (i) Vivo: 8486; (ii) TIM: 1010; (iii) Claro: 3636 e (iv) Oi: 8888;

  • O ideal é conferir o padrão que vem descrito no cartão. No caso de três tentativas erradas, o chip será bloqueado. O desbloqueio só poderá ser feito inserindo a senha PUK ou entrando em contato direto com a operadora.

1.3. Uso de Autenticação em Dois Fatores ou “Two-Factor Authentication” (2FA).

  • O uso de duplo fator de autenticação serve para aumentar a segurança do acesso à conta, evitando que terceiros não autorizados também consigam;

  • Neste ponto, é imprescindível que a 2FA seja utilizada em todas as contas e serviços, tais como e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas etc, evitando-se, ao máximo, o recebimento dos códigos através de SMS;

  • Existem várias ferramentas disponíveis no mercado, tais como Microsoft Authenticator, Google Authenticator, Authy, Lastpass ou 1password. Sugere-se a utilização do aplicativo Authy, pois além de ser muito interativo e de fácil manuseio, nele você consegue acesso aos códigos através do celular ou do computador;

  • Após registrar as contas no aplicativo de autenticação escolhido, salve os códigos de recuperação em um local seguro, pois eles também servirão para acesso às contas, caso perca acesso ao aparelho.

1.4. Aplicando Autenticação em Dois Fatores em aplicativos mensageiros.

  • No Whatsapp, vá em Configurações – Conta – Confirmação em duas etapas – PIN;

  • Também é importante que você não deixe sua foto disponível para todos. Para isso, vá em Configurações – Conta – Privacidade – Foto do perfil e coloque apenas “Meus contatos”;

  • Para outros aplicativos, o procedimento geralmente é bastante similar.

1.5. Sempre que possível, habilite outros mecanismos de segurança.

  • Touch ID;

  • Reconhecimento facial / Face ID;

  • PIN ou senha;

  • Geralmente os aplicativos de bancos e financeiros suportam essas configurações;

  • No caso do Android, evite os padrões de segurança (desenhos).

1.6. Desabilite as notificações de mensagens e SMS para impedir que o seu conteúdo seja exposto na tela de bloqueio.

1.7. Por fim, instale o Bloqueio: AppLock no seu aparelho. Esse aplicativo solicita uma senha ou digital sempre que algum app é acessado. Você pode conferir um artigo mais detalhado sobre ele clicando aqui.

1.8. Os passos acima não impedirão que alguém tenha acesso aparelho em caso de furto, roubo ou perda. No entanto, certamente darão mais tempo para que você consiga alterar senhas, cancelar serviços e outras medidas emergenciais.

2) Após o furto, roubo ou perda do aparelho:

2.1. Em caso de perda, tente localizar o aparelho através de aplicativos específicos. Entretanto, é bom lembrar que enquanto o chip estiver habilitado, maiores serão as chances de prejuízos através da linha.

2.2. De toda forma:

  • Entre em contato com a operadora para informar o que aconteceu e solicite o bloqueio do chip;

  • Cancele e exclua todos os cartões, inclusive os virtuais, se possível;

  • Registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou, não sendo possível, pela Internet. Saiba como registrar o B.O eletrônico clicando aqui;

  • Revogue as permissões e logins de e-mails, redes sociais e demais serviços no seu dispositivo;

  • Entre em contato com o fabricante do aparelho para mais informações sobre como deletar seus dados remotamente.


Celular furtado ou roubado – medidas para antes e depois
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